segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Clarice-me
Clarice me toca
desde quando nem tinha como entendê-la
achava bonito a maneira como arrumava as palavras
assim uma após a outra
as vezes sem sentido algum
só por conhecê-las
e eu admirava
como poderia alguém decorar todas estas
ou será que usava o dicionário ao lado?
Clarice não parecia ter muito se demorado
seus contos eram rápidos
ou era eu ao ler
devorava as linhas e páginas
sempre esperando por uma surpresa
ou algo que só Clarice poderia
porque ela já tinha ganhado minha confiança


e os anos passaram
e Clarice se foi
e eu nem soube
porque não acompanhava as notícias
ficava lá perdida no passado de Clarice
assim tão envolvida
que achei que ela ainda estava mesmo aqui
mas um dia descobri
ela já partira
foi quando mesmo?
lá enquanto eu a lia
e julgava se viria a compreendê-la um dia

e chegou a vida adulta
as contas
casamento
filhos
trabalho
pouco tempo
e espere
preciso encontrá-la
não conte a ninguém
deixei a bebê com a vó
para a consulta
mas vim para casa
matar as saudades dela
Clarice
e ai tudo começou a fazer sentido
e algumas coisas foram clareando
ela sabia
ela me entendia
quando a paixão ia apagando
Clarice me dizia
é assim mesmo
lembra?

E o filho cresce
e o trabalho fica maior
a casa também
que dificil fugir
e encontrar minha já posso dizer
talvez uma amiga?
Clarice me encontra nas madrugadas
quase escondidas
eu e ela
bem baixinho pois ninguem sabe ainda

E agora vem a crise
paixão já foi embora
amor ainda resiste
escolhas
deixo Clarice
deixo um pouco
eu
deixo a vida
vida que já deixou
Clarice
será que foi assim
que ela se deixou?

Poxa Clarice
foi só uma crise
e mais outra
e outra
e você sabe
já te conheço tão bem
nem preciso mais ler
já guardei suas palavras
e até o que queria esquecer
você me lembra
só você me entende
ou só eu te entederia

Mas
Eu ainda estou aqui
e sabe
até gosto
é boa a vida
será que você sabia?
Se ao menos tivessemos nos encontrado
eu lhe diria
fica Clarice
luta e vive

Trabalho
sala de aula
gramática
mais gramática
poxa que chato
eu não posso falar de ti?
Te levo para o recreio
para a sala dos professores
te copio em folhas
e apresento sua foto mais bonita
essa é Clarice
A do livro
mas por dentro sei que é
na verdade minha
Clarice
minha amiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário